Clínica | Corpo Clínico | Serviços | Vantagens | Contactos

Periodontia

A periodontia estuda os tecidos normais e as doenças dos tecidos, sistema de implantação e suporte dos dentes. A palavra periodontia significa “perio” =em volta de e “dontia”= dentes. Compreende os tecidos da gengiva, do ligamento periodontal, do cemento radicular e do osso alveolar. Dependendo da extensão da doença periodontal, o tratamento pode variar amplamente. As formas de tratamento periodontal mais utilizadas são: raspagem e alisamento radicular, cirurgia para redução de bolsas periodontais, regeneração periodontal, aumento de coroa clínica: estético e funcional, cirurgia plástica ou terapia periodontal de suporte (manutenção).

Gengivite e a SaÚde da Mulher

Há uma relação entre a minha saúde bucal e a minha saúde em geral?
No caso das mulheres, um número cada vez maior de estudos relaciona as enfermidades gengivais com uma variedade de problemas que afectam a saúde da mulher. Como a gengivite é uma infecção causada por bactérias, estas podem entrar na corrente sanguínea e tornar-se causa de outras infecções:
Problemas Cardíacos: Indivíduos com gengivite correm um risco maior de ter problemas cardíacos, com o dobro de possibilidade de sofrerem ataques fatais.

Derrame:
Um estudo revelou a existência de uma relação causal entre infecções bucais e risco de derrame ou também conhecido, como acidente vascular cerebral (AVC).

Diabetes:
Os diabéticos são mais propensos a terem gengivite e nestes indivíduos é mais difícil controlar o açúcar no sangue. A gengivite pode ser um factor de risco para o diabético, mesmo em indivíduos com a diabetes a controlada.

Problemas respiratórios:
Bactérias que se desenvolvem na cavidade bucal podem chegar até aos pulmões e causar doenças das vias respiratórias, tal como a pneumonia, especialmente em pessoas que têm gengivite.

Resultados da gestação:
As gestantes com gengivite podem estar mais propensas a partos prematuros ou terem bebés de menor peso ao nascer. A gengivite também pode aumentar o nível dos líquidos biológicos que estimulam o parto. Como a gengivite em geral não dói, muitas mulheres só notam que têm o problema quando este já está em estado avançado. A melhor defesa é a cuidadosa higiene bucal diária com uma boa escovação e o uso do fio dental e as consultas regulares com o seu dentista.

Os requisitos relacionados
COM A sAÚde bucal mudam com
o passar do tempo?

A mulher tem necessidades especiais relacionadas à saúde bucal nas diversas fases da vida. As mudanças nos níveis de hormonas que ocorrem na puberdade, seguidas da menstruação, gravidez e menopausa tornam as gengivas mais sensíveis à placa bacterianas. Nessas etapas da vida, as mulheres não podem esquecer de escovar e usar fio dental todos os dias para evitar a gengivite.

Outras informações importantes:

Menstruação:

Algumas mulheres notam que a sua gengiva incha e sangra antes da menstruação. Outras têm aftas ou inflamações da mucosa bucal. Estes sintomas geralmente desaparecem no início da menstruação.

Contraceptivos orais:
A inflamação da gengiva é um dos efeitos colaterais mais comuns dos contraceptivos orais.

Gravidez:
estudos mostram que muitas mulheres grávidas têm gengivite quando a placa bacteriana se forma sobre os dentes e irrita a gengiva. Os sintomas são gengivas avermelhadas, inflamadas e com sangramento. O cuidado prévio é sempre extremamente importante.

Menopausa:
Os sintomas bucais experimentados durante este estágio na vida de uma mulher são: Gengiva avermelhada ou inflamada, desconforto, sensação de ardência, sensação de alteração de paladar e boca seca.

Osteoporose:
Várias pesquisas sugerem a existência de uma relação entre a osteoporose e a perda óssea nos maxilares. Os pesquisadores sugerem que isto pode levar à perda de dentes por causa da provável diminuição da densidade dos ossos onde os dentes estão inseridos. Juntamente com a osteoporose, a doença periodontal acelera o processo de perda de estrutura óssea ao redor dos dentes.

©2011 - Clínica Dentária Dente de Leite. Todos os direitos reservados | design and development :cazulodesigners® | webmail