Clínica | Corpo Clínico | Serviços | Vantagens | Contactos  
           
    Ortodontia  
 

A ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decíduas (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo más oclusões dentárias.

A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores), que é fundamental para a correcta mastigação e, consequentemente, devolve a estética do sorriso. Os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: fixo e removível.

Os aparelhos fixos podem ser metálicos ou transparentes (resinosos ou cerâmicos).

Adultos e Aparelhos OrtodÔnticos

Porque existem mais adultos a colocar aparelhos ortodônticos?
Como os aparelhos ortodônticos se tornaram menos volumosos e menos visíveis nos últimos anos, mais e mais adultos os utilizam por diversas razões. Alguns querem corrigir problemas com os seus dentes ou maxilares antes que causem danos maiores e mais sérios. Outros querem melhorar a aparência corrigindo problemas estéticos. Existentes há bastante tempo. Tenha sempre em, mente, que mesmo os problemas “estéticos” podem causar reais danos com o passar do tempo. Dentes e maxilares que não estão alinhados adequadamente podem levar ao desgaste prematuro, cárie dentária avançada e doença gengival, necessitando de dentaduras ou outras soluções reconstrutoras e até mesmo, cirurgias mais extensas para corrigir problemas sérios.

Novas técnicas e o advento de aparelhos transparentes e menos perceptíveis, significam que adultos estão cada vez mais recorrendo aos aparelhos para corrigir:
Espaços entre os dentes (diastemas)
Dentes que se comprimem (apinhamento dental)
Dentes desalinhados
Sobremordidas
Mordidas abertas
Mordidas cruzadas

Como posso saber se o aparelho ortodôntico para adultos é indicado para mim?
Se você imagina que se pode beneficiar com um aparelho ortodôntico, peça ao seu dentista para lhe recomendar um ortodontista- dentista especializado em tratar dentes que não estão alinhados adequadamente. O ortodontista irá examinar os seus dentes e, talvez, solicitar radiografias para estudar a estrutura óssea de suporte. Com base no que ele encontrar, um plano de tratamento será recomendado. Embora os aparelhos fixos sejam uma opção bastante comum para consertar dentes desalinhados, o ortodontista poderá lhe dizer se no seu caso seria melhor um aparelho removível, um aparelho extra-bucal ou ainda um outro tipo de dispositivo.

Tratamento OrtodÔntico.
Quando iniciar?

Correcção dos dentes. Qual a melhor idade para iniciar um tratamento.
No mundo contemporâneo muito se fala em estética. De certa forma, quando analisamos mais profundamente o motivo desta busca, vemos que além de melhorar a auto-estima, a estética é sinonimo de sobrevivência no mercado de trabalho. A sociedade tornou-se cada vez mais exigente quanto á aparência e, por este motivo, as pessoas tiveram de assumir uma nova postura no que diz respeito aos cuidados pessoais.

È importante salientar que ao falarmos sobre estética bucal, o simples facto de procurar um cirurgião dentista para a colocação de aparelhos, deve ser levado em consideração à causa que levou o mau posicionamento ósseo ou dental para evitar os dentes voltarem a desalinharem-se após o tratamento concluído.

As principais causas que levam às más formações, bem como, ao posicionamento incorrecto dos dentes, podem e devem ser detectadas e tratadas ainda na infância; entre 5,6,7 anos de idade. Nesta idade, aproveita-se a fase de crescimento nos meninos até +/- aos 13 anos, nas meninas até aos 11,12 anos. Principalmente durante o período de crescimento, a ortodontia bucal é a melhor indicação para a correcção dos ossos da face. A Clínica Dentária Dente de Leite, dispõe de profissionais capacitados, em todos os segmento da odontologia, que irão diagnosticar se há alguma alteração no crescimento, e, utilizando técnicas altamente eficazes, propiciar uma orientação ao crescimento facial com o uso de aparelhos ortopédicos (removíveis).

Naturalmente que se as causas não foram detectadas na infância, ou se a pessoa ficou impossibilitada, por qualquer motivo de utilizar os aparelhos correctivos e preventivos, através de um bom diagnóstico é possível efectuar correcções através do aparelho fixo-Ortodontia- melhorando expressivamente as condições bucais, possibilitando uma vida mais saudável e sociável.

Portanto, se tem um filho(a) na idade entre (6 a 16 anos), faça o mais breve possível uma avaliação para que sejam detectadas e tratadas o quanto antes.

Caso você seja um adulto, consulte um profissional que possa avaliar e propor um tratamento reparador para o seu caso específico.

Tanto na infância, adolescência, ou na fase adulta, venha fazer na Clínica Dentária Dente de Leite, a sua avaliação.

   


©2011 - Clínica Dentária Dente de Leite. Todos os direitos reservados | design and development :cazulodesigners® | webmail